Foi inaugurado no dia 24/02/24 o setor de Hemodinâmica no Hospital Unimed, em Araras.
O que é Hemodinâmica?
Hemodinâmica é a área da cardiologia, que utiliza técnicas minimamente invasivas, para diagnosticar e tratar doenças do coração e dos vasos sanguíneos.
Exemplos de aplicações da hemodinâmica:
- Angioplastia: dilatação de um vaso sanguíneo obstruído.
- Stent coronário: implantação de um dispositivo para manter um vaso sanguíneo aberto.
- Ablação por radiofrequência: correção de tecido cardíaco anormal que causa arritmias.
- Valvoplastia: reparo de uma válvula cardíaca defeituosa.
O que são procedimentos de alta complexidade?
Os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade são aqueles que exigem um alto nível de habilidade e experiência do cirurgião, bem como o uso de equipamentos e técnicas especializadas. Esses procedimentos geralmente são realizados para tratar condições graves ou com risco à vida e podem ser muito invasivos:
- Cirurgia cardíaca: isso envolve o tratamento de doenças do coração, como válvulas cardíacas danificadas, artérias coronárias bloqueadas ou defeitos cardíacos congênitos. Os tipos de cirurgia cardíaca mais comuns incluem cirurgia de revascularização do miocárdio, substituição da válvula cardíaca e reparo de defeito cardíaco congênito.
- Cirurgia neurológica: isso envolve o tratamento de doenças do cérebro e da coluna, como tumores, aneurismas e hérnias discais. Os tipos mais comuns de cirurgia neurológica incluem craniotomia, excisão de tumor cerebral e reparo de hérnia discal.
- Cirurgia oncológica: isso envolve o tratamento do câncer. Os tipos mais comuns de cirurgia oncológica incluem mastectomia (mamas), prostatectomia (próstata) e colectomia (intestino).